O avanço das chamadas canetas emagrecedoras, medicamentos da classe dos agonistas do receptor GLP-1, revolucionou o tratamento da obesidade nos últimos anos. Embora a eficácia na redução de peso seja comprovada, especialistas alertam para um efeito colateral preocupante: a perda acentuada de massa muscular e deficiências nutricionais quando o uso ocorre sem a devida supervisão clínica e mudanças estruturais no estilo de vida.
Riscos metabólicos e a importância do acompanhamento
O endocrinologista Marcio Mancini, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), explica que o mecanismo de ação desses fármacos, que promove a saciedade precoce e retarda o esvaziamento gástrico, pode levar o paciente a um consumo insuficiente de nutrientes essenciais. Sem o suporte de um profissional, o emagrecimento rápido pode ser acompanhado por uma redução perigosa de tecido muscular, um quadro que exige monitoramento constante.
O acompanhamento multidisciplinar, que envolve endocrinologistas, nutricionistas e educadores físicos, é considerado o padrão-ouro para garantir que a perda de peso ocorra de forma saudável. De acordo com o especialista, o objetivo deve ser sempre preservar a massa magra, utilizando exames como a bioimpedância e a densitometria de corpo inteiro para avaliar a composição corporal durante o tratamento.
Estratégias para manter a densidade nutricional
Para mitigar os efeitos adversos, a prioridade deve ser a densidade nutricional das refeições. O médico sugere metas específicas de ingestão proteica: cerca de 1,2 grama por quilo de peso ao dia para jovens saudáveis, subindo para 1,5 grama por quilo para idosos ou indivíduos com risco de sarcopenia. O consumo de proteínas deve ser priorizado logo no início das refeições, aproveitando o momento em que a saciedade ainda não atingiu seu pico.
Além disso, o fracionamento das refeições em porções menores e mais frequentes ajuda a manter o aporte de vitaminas e minerais. É fundamental evitar alimentos ultraprocessados ou excessivamente gordurosos, que tendem a agravar sintomas gastrointestinais como náuseas, constipação e sensação de estufamento, queixas frequentes entre usuários que não seguem orientações dietéticas adequadas.
Sinais de alerta e o papel da equipe multidisciplinar
O monitoramento de sinais de alerta é indispensável para evitar quadros de desnutrição. A perda de força física, a redução da mobilidade cotidiana e alterações em exames laboratoriais — como quedas nos níveis de vitamina B12, ferro, magnésio e vitamina D — são indicadores de que o tratamento precisa de ajustes. A restrição alimentar extrema, que elimina o prazer de comer, também pode sinalizar que a dosagem do medicamento está desproporcional às necessidades do paciente.
Casos de sucesso, como o relatado por pacientes acompanhados por especialistas, reforçam que o uso da medicação pode ser seguro e eficaz quando integrado a um plano de saúde global. A reposição correta de nutrientes e o acompanhamento próximo evitam efeitos colaterais estéticos e funcionais, como a queda de cabelo e o enfraquecimento das unhas, permitindo que o paciente alcance seus objetivos com qualidade de vida.
Para mais informações sobre saúde, bem-estar e as últimas atualizações sobre tratamentos médicos, continue acompanhando o M1 Metrópole. Nosso compromisso é levar até você notícias apuradas, contextualizadas e relevantes para o seu dia a dia.